Vitória de santo antão-Pe

Paginas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Parlamentares divergem sobre resultados do Pacto Pela Vida



O balanço dos seis anos de existência do Pacto pela Vida ganhou análises diferentes das bancadas do Governo e da Oposição na Assembleia, nesta quarta (08). Para o líder governista, Waldemar Borges, do PSB, o programa é uma das políticas de segurança pública mais interessantes já desenvolvidas no País. O parlamentar destacou que a iniciativa contribuiu para a redução expressiva do número de homicídios e, no mês passado, houve um dia em que não ocorreu nenhuma morte violenta, fato que não acontecia desde 2004.
O deputado reconheceu a perseverança do governador Eduardo Campos, que apostou na redução do quadro de violência do Estado. Borges sugeriu que a Comissão de Justiça realize uma audiência pública para debater os resultados do Pacto pela Vida.
João Fernando Coutinho, Raquel Lyra e Ângelo Ferreira, do PSB, lembraram que muitas vidas foram salvas graças ao Pacto pela Vida e que, enquanto em todos os Estados do Nordeste a criminalidade aumenta, em Pernambuco os números são decrescentes. Os deputados ressaltaram que é preciso valorizar os avanços já conquistados.
O líder da Oposição, Daniel Coelho, do PSDB, por outro lado, afirmou que houve uma redução razoável de crimes contra a vida, mas a população continua com a mesma sensação de medo e insegurança de antes da implantação do programa. O deputado informou que, segundo o estudo Mapa da Violência 2013, elaborado pelo Centro de Estudos Latino-americanos, Pernambuco é o sexto Estado do Brasil com maior número de óbitos por arma de fogo. O parlamentar destacou que, se forem analisados os números das incidências de crimes como roubo, estupro e tráfico de drogas, os dados ainda são alarmantes.
Terezinha Nunes, do PSDB, Maviael Cavalcanti, do Democratas, e Ramos, do PMN, também concordam que não há o que comemorar porque a violência aumentou devido à falta de investimentos em políticas sociais.
Portal da Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário